Anuncio por Imagem

Anuncio por Imagem

Cabeçalho Mobile

Cabeçalho Mobile

Matoense Rodrigo Alves recebe título doutor pela Universidade Federal do Piauí


Por: Valéria Soares


Rodrigo Alves da Silva se tornou o professor doutor mais novo do município de Matões, na última terça-feira (28), pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Aos 29 anos de idade, o docente defendeu a tese de doutorado com o tema: A tradição de pesquisa em Línguas de Sinais no/do Brasil (1980-2019): Uma análise historiográfica a partir de teses e dissertações.

Através de uma webconferência, Rodrigo Alves apresentou para os membros da banca e convidados os objetivos que nortearam a pesquisa. No trabalho, buscou construir uma narrativa historiográfica que servirá de fonte documental acerca da produção de conhecimento da Tradição da Línguas de Sinais (TPLS). O pesquisador utilizou teses e dissertações produzidas no período de 1980 a 2019 para a análise e teve orientação do professor Doutor Marcelo dos Anjos (UFPI).


Na tese foram avaliados os fatores sociais, políticos e históricos que favoreceram o desenvolvimento dos estudos sobre línguas no país. O pesquisador também buscou identificar, através de dados, as produções nas universidades e os tipos de conhecimento dentro do parâmetro dos pesquisadores da TPLS. Além disso, mapeou e analisou os principais grupos de especialidade, a formação acadêmica e produção acadêmica dos principais líderes intelectuais que estudam a área.

A banca, composta pelos docentes Maraísa Lopes (UFPI), JairBarbosa Silva (UFAL), Ronaldo de Oliveira Batista (UPM) e Maria Auxiliadora Ferreira Lima (UFPI), ressaltou a tese como importante fonte de pesquisa sobre o estudo de Línguas de Sinais no Brasil. Aprovado com êxito, Rodrigo passa a integrar o quadro de professores doutores formados no Piauí.

Trajetória

Rodrigo Alves da Silva é filho de Raimundo de Moura Silva (in memoriam) e Ana Paula Alves de Abreu. Nasceu no dia 14 de maio de 1993 na cidade de Matões. É irmão de Raimundo de Moura Silva Júnior, Rogério de Moura Silva e Rebeca de Moura Silva.

Iniciou seus estudos na sua cidade natal, onde concluiu o ensino básico e médio. Em 2010, no pré-vestibular, mudou-se para Timon, cidade vizinha do Piauí, para ingressar no ensino superior na Universidade Federal do Piauí, campus de Teresina.


A docência e a pesquisa sempre andaram juntas na sua formação profissional. Na UFPI, concluiu a graduação em Letras-Língua Portuguesa em 2014. Recebeu a Láurea Acadêmica (título de reconhecimento ao mérito do aluno pelo desempenho e destaque na graduação) em 2015, ao receber a outorga de grau. Entre os anos de 2015 a 2017 realizou seu mestrado. Em 2019, deu início ao doutorado em Estudos e Linguagens.

Durante esse percurso, ele foi aprovado no concurso de professor efetivo na Educação Básica da Rede Municipal de Teresina. Teve experiência como professor substituto na UFPI e como instrutor no curso técnico de Tradutor e Intérprete de Libras no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Atualmente é professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Acopiara. Seus trabalhos tem sidos dedicados as áreas de (Meta) lexicografia, Ensino de língua materna e historiografia linguística, através do Núcleo de Pesquisa e Ensino do Português (NuPEP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI.

A cidade de Matões destaca o orgulho dos filhos dessa terra e parabeniza o mais novo doutor da região dos Cocais. 

Já recebeu a Láurea Acadêmica (título de reconhecimento ao mérito do aluno pelo desempenho e destaque na graduação): 


Postar um comentário

0 Comentários

Anuncio por Imagem

Anuncio por Imagem