Nos últimos dias, Matões tem vivido momentos de apreensão com o aumento da criminalidade. Diversos roubos vêm sendo registrados e denunciados pelos moradores, que recorrem às redes sociais para relatar a insegurança que toma conta do município.
O que causa maior indignação é o contraste com o período eleitoral. Durante a campanha, Matões foi palco de uma verdadeira ostentação de recursos de segurança pública. Veículos do Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Maranhão e diversas caminhonetes eram vistos diariamente nas ruas, especialmente na reta final da eleição (reveja aqui).
Uma das caminhonetes usadas na cidade no período eleitoral. |
A oposição, liderada por Rubens Pereira e Gabriel, contava ainda com um grande contingente de policiais, veículos e equipamentos. O episódio foi marcado, inclusive, por represálias políticas: policiais militares matoenses foram transferidos para outras cidades.
Mas, com o fim da eleição, toda essa estrutura desapareceu. A população, por sua vez, ficou com o ônus. Hoje, um município com quase 34 mil habitantes conta com apenas uma viatura da Polícia Militar e três policiais para patrulhar todo o território. Uma situação alarmante, denunciada recentemente pelo vereador Lucas Medeiros, que utilizou suas redes sociais para cobrar providências das autoridades competentes (veja o print abaixo).
O que se observa é o total descaso com a segurança pública. Enquanto na campanha havia uma força policial ostensiva, agora a população enfrenta o abandono e a sensação de impotência. Afinal, para quem estava a serviço aquela estrutura eleitoral? E por que a segurança pública de Matões só foi priorizada quando havia interesses políticos em jogo? São perguntas que precisam de respostas.
3 Comentários
Interesses políticos e pessoais, acabam sobrando para a população que nada tem a ver com; infelizmente.!
ResponderExcluirNão vejo nenhuma novidade nisso. Infelizmente os zumbis só mostram serviço de 4 em quatro anos quando tentam se eleger para mamar na máquina pública...
ResponderExcluirLamentável essa postura estadual com a segurança do município
ResponderExcluir